Seguidores

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Rua 25 de Março – Modelo de Segurança Pública

Autor: Wagner Pereira


Nem os mais otimistas “especialistas” e “técnicos” em Segurança Pública poderiam imaginar os resultados alcançados pelo Convênio entre Prefeitura do Município de São Paulo e Polícia Militar do Estado de São Paulo, no combate ao comércio ambulante irregular na Rua 25 de Março, na região central da Cidade.

Os dados são maravilhosos, existe um lugar no Brasil em que se reduziu a criminalidade em 71%, no lapso de apenas dois meses, os ambulantes quase extintos, pois foram reduzidos de 700 para 71, sendo necessário apenas 210 Policiais Militares, e para continuidade de paz e tranqüilidade serão apenas 100 Policiais Militares. Cenário retratado na matéria “Menos ambulantes e crimes na 25 de Março”, publicada no Jornal da Tarde de 08/02/10.

O complexo da Rua 25 de Março é constituído pela Rua General Carneiro, Rua Dom Pedro II, Ladeira Porto Geral, Rua Basílio Jafet, Rua Abdo Chain, Rua Lucrecia, Rua Afonso Karlakian, Rua Cantareira e Rua Barão de Duprat, aproximadamente dez Ruas, ou seja, no momento inicial quase 21 e agora 10 Policiais Militares por Rua, embora a matéria se refira apenas a Rua 25 de Março.

Acredito que em nenhum outro lugar do país existam tantos policias preservando as ruas.

Desleal a comparação com o trabalho realizado pela Guarda Civil Metropolitana, pois a extinta Inspetoria de Fiscalização do Comércio Ambulante dispunha de aproximadamente 900 homens, divididos em 4 turnos, ou seja, aproximadamente 225 homens por turno, porém, com a incumbência de coibir o comércio ambulante irregular de toda região central, que compreende também Brás, Bom Retiro e Av. Paulista.

A Guarda Civil Metropolitana de São Paulo continua seu trabalho árduo e sem reconhecimento, mas com muita dignidade e respeito.

Um comentário:

  1. sem falar que os gcms trabalhavam um turno de 12 horas, sem banheiro, agua, ou lugar para almoçar e ganhava apenas, 534 reais de salario base ou 800 bruto, não inha cavalos, bombas de gas, balas de borracha, nem uma tropa de choque ou helicópteros, e nem ganhava 1.200 reais para trabalhar seis horas apenas....assim é mole pro gato....

    ResponderExcluir