Seguidores

terça-feira, 11 de maio de 2010

Segurança ou Insegurança Pública ?

Autor: Wagner Pereira

Os noticiários têm destacado ações policiais marcadas pelo abuso e violação dos direitos humanos contra a população do Estado de São Paulo.

Infelizmente são casos de grupos de extermínio, torturas, mortes e chacinas que nos força a refletir o papel do estado em seu dever de promover segurança a todos.

Os absurdos são freqüentes e tornam-se rotina, não incomoda, pois não é comigo.

Assistimos com indiferença tiroteios em shoppings, jovens que apenas queriam entrar em casa ou transitavam pelas ruas da cidade com seus veículos, mas são surpreendidas pela ação de criminosos que covardemente subtraíram suas vidas.

Não podemos esquecer dos nossos professores, nossas crianças, nossos aposentados e de nós mesmos que temos a sensação de insegurança crescente.

Nosso contrato social deve ser revisto, pois o estado não tem arcado com suas obrigações, temos Juízes, Vereadores, Prefeitos, Deputados, Senadores, Governadores e Presidente envolvidos em corrupção, Procuradora acusada de agredir uma criança de apenas 2 (dois) anos, presos mortos sobre custódia deste mesmo estado.

E a Polícia?

Passa a ser vítima deste sistema, pois são bases atacadas, policiais mortos em serviço e em horário de folga, seja no mesmo semáforo que mata a jovem, ao tentar chegar em sua própira casa ou de sua mãe, simplesmente num momento de descontração no bar.

Nossos “Especialistas” e “Técnicos” em Segurança Pública argumentam que são mais de dez anos com a redução do crime, não há mais armas nas ruas devido ao Estatuto de Desarmamento, que as metas estão de acordo com o planejamento e os “clientes” estão satisfeitos, sendo que estes casos são isolados e não representam qualquer índice na estatística da violência, somente ocorreram por falhas dos agentes de segurança que fazem tudo errado, mas serão qualificados no novo modelo de gestão e valorização profissional.

2 comentários:

  1. Somos vítimas de um sistema de segurança falido, corrupto e arcaico, e só lembrado em époco eleitoral. Enquanto nossa sociedade não acordar do sono profundo e não se deixar ser comprada por sonhos dos mesmos grupos dominantes nada mudará neste país. Assistiremos a inúmeros casos como estes que voce descreveu meu amigo Pereira.
    Somente com uma nova política de segurança, atacando o crime organizado, implementando o policiamento comunitário e preventivo, mudando a cultura da população em auxiliar os organismos policiais, termos um sistema judicial que não atenda interesses próprios e dos que dominam o país, aliado a um sistema prisional adequado, pois se buscar implementar o que falta nesta área vai faltar cadeia para tantos marginais, é que se terá o temor daqueles que aterrorizam a sociedade.
    Sem mudanças concretas não veremos um futuro diferente para nosso país!

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo, creio que o erro encontra-se na índole, nos valores que encontram-se invertidos em decorrência da vergonhosa atuação nas "esferas políticas", hora afrouxando para colarinhos brancos, hora apertando para assalariados... Estranhamente estamos entre os 3 (três) primeiros países mais corruptos do planeta, onde os cofres públicos sangram rios. Tendo como premissa as aulas herdadas de Rousseau, posso afirmar que o homem não nasce corrompido, a sociedade o corrompe...

    Cito "Rousseau - Do Contrato Social"
    A mais antiga de todas as sociedades, e a única natural, é a família. As crianças apenas permanecem ligadas ao pai o tempo necessário que dele necessitem para a sua conservação. Assim que cesse tal necessidade, dissolve-se o laço natural. As crianças, eximidas da obediencia devida do pai, o pai isento dos cuidados devidos aos filhos, reentram todos igualmente na independencia. Se continuam a permanecer unidos, já não é naturalmente, mas voluntariamente, e a própria familia apenas se mantem por convenção.
    Esta liberdade comum é uma consequencia da natureza do homem. Sua primeira lei consiste em proteger a propria conservação, seus primeiros cuidados os devidos a si mesmo, e tão logo se encontre o homem na idade da razão, sendo o único juiz dos meios apropriados a sua conservação, torna-se por sí seu proprio senhor.
    É a família portanto o primeiro modelo de sociedades politicas.
    Por fim, o que devemos fazer senão "trocar o curativo" e fazer a limpeza desta escara que se chama corrupção?

    ResponderExcluir