Seguidores

sexta-feira, 4 de junho de 2010

2º PELOTÃO DA TURMA 52

Autor: Carlos Augusto Machado

Permanece marcado em nossas lembranças eventos como o nascimento de uma criança, momentos de afago materno, a orientação e os desafios da juventude, o crescimento e o conhecimento dos mais experientes. O despertar dia após dia e o ocaso repetem-se continuamente. Traçamos metas, objetivos, damos sentido as nossas vidas.


O sol começava a espreitar seus raios e nos já estávamos em forma, prontos para marchar, quando designaram a alguns servidores, “os nossos sargentos”, a tarefa de conduzirem, estenderem as mãos, acender a chama em novos postulantes, os queridos, compenetrados e sorridentes alunos. O calouro, o recruta que brevemente estará pronto e nesta condição serão chamados carinhosamente de “novinhos”, em muitas Inspetorias, até se formar um novo ciclo.


O sucesso de um indivíduo está intimamente ligado a seus valores, princípios, qualidade de vida, objetivos, cultura e união demonstrada em situações de conforto ou de extrema dificuldade.


Logo na apresentação e por reiteradas vezes todos os graduados evocavam que somente a união do grupo superaria os obstáculos. De fato, tivemos a grata satisfação em reconhecer que encontravam soluções por conta própria demonstrando uma nítida evolução profissional. A exposição inteligente revelaram o tirocínio, a astúcia presente nesse incipiente e heterogêneo grupo.


Com freqüência e exaustão salientamos que no momento que ingressaram na instituição reforçaram seus compromissos com a dignidade, legalidade, cidadania e a democracia vigentes nos ordenamentos jurídicos inferiores e consagrados na Carta Mater. Trocando em miúdos abdicaram de maior parcela de liberdade pois personificamos o Estado.



O mister policial, gendarme, em francês, é um sacerdócio, requer controle emocional, integridade, ética, devotamento, despojamento, capacidade em adaptar-se as demandas da comunidade, ou flexibilidade, resolução de problemas a curto e longo prazo. Sabemos que conhecimento e a devida valorização, andam juntos e resultam satisfatoriamente no trinômio: eficiência, eficácia e efetividade; tão estudado nos meios acadêmicos.


Muitos sucumbiram, alguns galgando perspectivas melhores, quer seja salarial, quer comporte maior tranqüilidade e menos riscos. Sendo notório que o risco a vida é iminente, pois auxiliamos sim no combate à criminalidade e impactamos positivamente na redução dos índices criminais de forma direta, ora na prevenção, ora na eventual repressão conforme os ditames da lei. Nossa ferramenta de trabalho, preconizada no estatuto das armas, é letal e somente em exceção, será não- letal, o que já se revela temerário e de interesses questionáveis.

Não sejamos ingênuos que quadrilhas organizadas temem somente a inteligência, a história , ou prevenção. Vejam a triste sina de nossos irmãos tombados em Curitiba.


Os Classes Distintas: Fernandes, Machado e Souza agradecem a colaboração de toda equipe de alunos do 2º pelotão da turma 52. Desejamos sucesso na carreira profissional, que nossa corporação cresça propiciando que graduados e oficiais precocemente ascendam deste grupo.

Um comentário:

  1. Parabéns para Vc Machado e para todos os integrantes do 2º da 52.

    ResponderExcluir