Seguidores

quarta-feira, 2 de junho de 2010

2º Pelotão da Turma 53 - O Espírito Azul

Autor: Paulo Marques



Era uma vez o 6º Pelotão!


Pois é, havia um pelotão que virou, plagiando o filme, suco!!!
Coisas do nosso dia-a-dia!
Mas não sem antes nos despertar a atenção... muito!



Em certo momento, cada dia, apresentava um novo integrante; recrutas sem conhecimento do que era a Guarda Civil e de ser um guarda civil.
Gente de várias castas, níveis de escolaridade, idades, tribos, vivência.
Gente com experiência de vida algumas vezes maior do que a minha e de muitos dos profissionais GCMs que lhes prestaram auxílio na formação.



Irreverentes, mas compromissados com a causa que abraçaram.

Não vou mencionar “os tipos”, esses, tenham certeza, guardo carinhosamente em minhas lembranças!

Mas, acima de tudo, pessoas que possuíam princípios e ideais muito claros!

Propuseram-se a aprender a vencer mais aquele estágio em suas vidas, apesar das dificuldades de tal complexidade que só eles e seus entes mais queridos poderiam mensurar.

Gente valorosa, de garra!

Começamos, nós os graduados oriundos da turma 25, a perceber a similaridade com a até então, turma 52, pelos momentos que vivemos nas mesmas circunstâncias.
Víamos por seus olhos o tempo que ficou nos quintais de nossas existências...

Depois veio a divisão!


Surgiu o 2ºPelotão da Turma 53


- Pelotão a meu comando.
- “Mas como você é feio, meu filho!”
- “É chefe, mas minha mulher me acha lindinho! Tadinha ela é meio vesga!!!"

Eu, particularmente, e acredito que assim também o CD Lima e o CD Messias, vivi momentos inesquecíveis a frente do 2º pelotão, da recém criada turma 53 – o meu querido “patinho-feio” - que se fez fera.



Fez-se pela gana em se superar, pela dedicação, pela idéia de grupo, pela inteligência e por saber valorizar o próprio esforço desprendido.

Não à toa começaram a superar os demais pelotões e, mesmo sem a mesma instrução, passaram a chamar a atenção de todos! Mesmo quando compuseram a guarda-bandeira, e ousaram inovar e desafiar o que era convencional.



Eu, que esperei tantos anos pela minha realização profissional, a qual veio com tanto “suor”, fui agraciado com as lições que aprendi com os “meus meninos”.
O velho “sarja” se viu novo diante dos que trazia sob sua guarda!


Sigam assim, fortes! Vocês são a essência do que um dia eu disse existir: “O Espírito Azul!”



Se um dia, algum de vós se sentir sem forças para vencer os obstáculos, desiludidos com os revezes que fatalmente vão ocorrer, magoados ou se questionando o que fazem aqui, então, volte-se para dentro de si, retorne no tempo, para os momentos que vivemos junto , para tudo que já lutou até aqui, e certamente irá reencontrar o motivo e a razão que nos fez a todos começar tudo e que lhe fará superar um a um os desafios, como nas manhãs em que venciam a si próprios, os maiores e mais difíceis oponentes que tiveram.


Faça isso como eu disse a todos vocês um dia: “Respirem fundo, levantem o queixo e sigam em frente. Vencerão!”

Lembrem-se: Vocês são especiais!!!

3 comentários:

  1. Caro amigo Paulo,

    Quando acabamos de ler o seu belo texto encontramos as palavras e o espírito que faltavam para concluirmos o nosso.

    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. CD Paulo Marques;

    Entender a vontade de Deus nem sempre é fácil, mas crer que Ele está no comando e tem um plano pra nossa vida, faz a caminhada valer à pena... Muito obrigado !!!

    Abraços;
    Adriana Oliveira 2° pelotão da turma 53.

    ResponderExcluir
  3. CD Paulo Marques muito obrigado pela confiança postada em nos e creio que a vida não nos trouxe até aqui sem um objetivo que hoje vejo que é a diferença. A turma 53 vem fazendo a diferença e para que isso acontecesse teriamos que ter a frente pessoas dignas e valorosas, e foi o que aconteceu. Eu agradeço por ter sido o senhor o anjo azul que nos deu o caminho para a vitória. Carvalho 2 pel tuma 53

    ResponderExcluir