Seguidores

terça-feira, 29 de junho de 2010

Parabéns prá você!

Autor: Sérgio Luiz Pereira de Souza


Lá se foram dezoito anos, uma vida. Muita coisa aconteceu, muita coisa mudou.

O mundo ainda engatinhava rumo à era digital. Internet, celular, nem pensar.

O próprio telefone fixo era um luxo para poucos, computador era coisa para empresas, universidades.

Portanto, se você quisesse conversar com um amigo, se estivesse próximo bastava “levar” um bom papo, caso contrário a velha e boa carta seria uma opção.

Hoje basta possuir um “PC” e ter o mínimo de conhecimento em informática para estarmos em contato com milhares de pessoas, conectados com o mundo, amigos ou não.

Aliás, em princípio a aquisição desse equipamento, em tese seria para adquirir conhecimento por meio de pesquisas, para a educação, nossa ou de nossos filhos.

Arrisco dizer que não é bem o que acontece.

Pesquisas sim, mas de sites de relacionamentos, vídeos, músicas, jogos e outros entretenimentos.

Raro é encontrar um adolescente que foge a essa regra, por vezes até nós adultos nos deixamos envolver e não fazemos a utilização correta do equipamento, para o conhecimento.

Fica o alerta.

O mundo evoluiu e com isso trouxe novos conceitos, novas regras, novas necessidades. Necessidades que nem sempre são supridas a contento.

Em algumas esferas a impressão que se tem é que o tempo parou.

Não parou, pois estamos dezoito anos mais velhos, quiçá, mais experientes, desde que ingressamos nessa que é a nossa família Guarda Civil Metropolitana.

Esse é o motivo de eu estar aqui hoje, de nós estarmos. A essa época, em meados de 1992, nós da turma 25, 26 e 27 estávamos realizando exames médicos no extinto “DEMED”, preocupados em se algo poderia nos tirar a vaga que angariamos com louvor.

Amigos, digo tudo isso em virtude de terem se passado dezoito anos, em alguns casos é quase a metade de sua existência.

Muitos de nós éramos solteiros, sem filhos, mas hoje estamos chegando à maioridade em nossa carreira, assim como os filhos de alguns de nós que nasceram nesse período.

Tornamo-nos adultos.

Fizemos amizades e desfizemos algumas que acreditávamos fossem verdadeiras, conhecemos pessoas diferentes, com objetivos diferentes, de regiões diferentes que nos acompanharam nesse crescer.

Perdemos amigos que não suportaram os tempos ruins e buscaram outros caminhos e perdemos amigos também para a vida que decidiu interromper suas jornadas.

Conquistamos também, não podemos negar.

Superamos muitos momentos, foram bons ou ruins temos histórias para contar, e quando elas nos vêm à lembrança trás junto à emoção, por vezes o entusiasmo ao relembrar nossas “aventuras”. Por essas e outras venho aqui, sobretudo parabenizar a todos que, acredito, vencemos, pois não é sempre que completamos dezoito anos de vida, mesmo que uma vida relacionada ao âmbito profissional.

Portanto, parabéns para nós, parabéns prá você!

8 comentários:

  1. Infelizmente não temos muito o que comemorar.

    ResponderExcluir
  2. Chegamos a nossa maioridade, teremos que continuar lutando para melhorar nossas condições de trabalho, são 18 anos de alegrias e tristezas, amizades e desafetos, mas não temos como negar é uma baita experiência de vida.

    Sérgio parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  3. Injeção de ânimo! Valeu!

    Guerreiro quando cai, cai de pé e quando se levanta é pela vibração!

    ResponderExcluir
  4. Belo texto, emocionante, retrata nossa jornada ao longo desses anos.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Sérgio! Viajei no tempo lendo o seu texto. Sou da turma 25 e exatamente neste dia 29 de junho, em 1992, foi o meu primeiro dia de serviço no D.E.. Bons tempos...

    ResponderExcluir
  6. Caro Carlos, a postagem deste texto nessa data foi providencial, pois foi exatamente nesse dia, como você, que ingressei na GCM. Tenho certeza que, apesar dos pesares, são saudosos para muitos de nós o período entre aquele dia e o de hoje.

    ResponderExcluir
  7. Pontes IGP 2679.
    Fazendo a leitura do seu texto,parei para refletir sobre esses 18 anos.
    Nosso cargo era GCM1A, QPG1A . O REPT era 70%, 100% e 140%. Nosso Prefeito era Luiza Erundina, Paulo Maluf, Celso Pitta, Regis de Oliveira, Celso Pitta, Marta Sulpicy, José Serra. Kassab e Kassab.
    Nossos amigos eram fininho, costa, luizão, lima,Audrim,insetora Edna etc...
    Voçe seria capaz lembrar na sequencia todas as secretarias em que a GCM esteve vinculada?
    Parabéns SERGIO o texto foi otímo.

    ResponderExcluir