Seguidores

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Fênix ou Pedras Preciosas

Autor: Alírio França Vilas Boas

A fênix é um pássaro da mitologia grega e egípcia que quando morria entrava em auto-combustão e passado algum tempo renascia das próprias cinzas.

Outra característica da fénix é sua força que a faz transportar em vôo cargas muito pesadas.

Já o garimpeiro quando consegue uma pedra preciosa, nem sempre ela apresenta de imediato o seu real valor, só após várias lapidações e preparos é que a mesma começa a mostrar sua verdadeira qualidade.

Mal comparando a uma ave ou garimpo, as Guardas Civis Municipais, hoje estão rejuvenescidas e lapidadas como uns verdadeiros diamantes, tendo o início de sua trajetória confundida com a própria história do homem, no sentido de guardar bens próprios ou alheios.

Ressurgida na gestão do prefeito Jânio da Silva Quadros, através da Lei Municipal 10.115 de 15 de setembro de 1986, como uma corporação armada e uniformizada, tendo como competência legal a proteção dos bens públicos municipais (logradouros, parques, prédios públicos e monumentos) e a colaboração na segurança pública.

Hoje as Guardas Civis do Brasil inserem-se nos municípios como membros ativos no quesito segurança urbana. As cidades que já as possuem, sentem o seu verdadeiro espírito colaborador, em qualquer missão que lhe é atribuída.

O atendimento de um Guarda é caracterizado pela dedicação, humildade, solidariedade, benevolência, cordialidade, devoção ao bem servir. Proporcionam uma melhor qualidade de vida a todos indistintamente, sem o intuito de reconhecimento.

Passam-se gerações, anos, governos e o cidadão fardado, continuam a exercer um fascínio, noção de segurança e imagens que ali está um ser, diferente dos demais capaz de dar proteção.

O agente responsável pela segurança urbana deve ser uma pessoa equilibrada, calma, consciente da sua função, não se deixando levar para o lado do capricho, da vaidade, da ignorância, da leviandade, da truculência ou mesmo da corrupção.

O povo brasileiro necessita de Guardas Civis Municipais de qualidades morais que os recomendem em qualquer situação e principalmente dotados de boa vontade para servir ao próximo. Aos verdadeiros baluartes da ordem e segurança nos municípios brasileiros, a minha saudação em azul marinho.

Acessem o Portal Segurança Urbana - Gestão Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário