Seguidores

sábado, 4 de dezembro de 2010

AgitAção!

Autora: Maria Carolina da Silva
Bacharel em Educação Física pela Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL

A atividade física não precisa ser extenuante para ser benéfica e pessoas de todas as idades obtêm benefícios ao participar regularmente de atividade física, que pode ser aplicada de forma lúdica e sem a necessidade de resultados estéticos e/ou competitivo.

Atividade física combate e previne as causa da L.E.R./D.O.R.T. (Lesão de exercício Repetitivo e Distúrbio Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). Ela é uma arma contra o sedentarismo, estresse, diminui os sintomas de ansiedade e depressão, associando ao menor número de hospitalizações, visitas médicas e medicação. Também melhora a flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e resistência promovendo uma maior mobilidade e postura. Além disto, reduz a sensação de fadiga no final da jornada, contribuindo para uma melhor qualidade de vida do individuo. Outro resultado importante da atividade física é favorecer o relacionamento social e o trabalho em equipe, desenvolvendo a consciência corporal, pois as esferas psicológicas e sociais são beneficiadas.

Em geral os benefícios que a Atividade Física proporciona além de regular, reduz substancialmente o risco de morte de doença cardíaca coronária, diminui o risco de infarto, câncer de cólon, diabetes e pressão alta, ajuda a controlar o peso corporal, contribui para ossos, articulações e músculos sadios.

Para finalizar, podemos observar que ao longo dos tempos se fala em Educação Física e suas funções, hoje após muitos estudos define a Educação Física como sendo uma das áreas dos conhecimentos humana ligada à manutenção e a reabilitação da saúde do corpo e da mente, alem de ser fundamental no desenvolvimento do ser como um todo, tem sua importância no contexto psicosocial, no conhecimento corporal e suas possibilidades de ação e suas limitações, dando um impulso fundamental para se encerrar a visão higienista, de homogenia que a Educação Física sofre ao longo dos tempos, isto tudo possibilitou grandes pesquisas acadêmicas reconhecidas, congressos inter e nacionais que discutem sobre a Educação Física e suas funções, simpósios, o CREF (Conselho Regional de Educação Física ) e CELAFISCS (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul).

O Agita Sampa Servidor, promove e sugere novas recomendações referentes a pratica atividades físicas, em programa para população em nosso meio, indicam que seus benefícios poderiam ocorrer, também quando realizados de forma intervalados, ou seja, em pequenas sessões (10 – 15 minutos), pois os efeitos positivos para saúde acontecem tanto quando realizamos atividades físicas de forma ininterrupta (30 minutos), como na forma intercalado. Assim fica aberto à possibilidade de elegermos a forma que melhor se adapte ao nosso perfil, sendo uma boa alternativa para aqueles (maioria) que usam a falta de tempo como desculpa para não fazerem atividades físicas. Alem disso passa a ser uma proposta mais segura e viável para os indivíduos diabéticos, hipertensos ou em convalescença, obesos e deprimidos entre outros.

Que possamos nos remexer e agitar muito.



Um comentário:

  1. Meus parabéns pelo tópico. A autora mostra propriedade no assunto além de promover uma iniciativa sadia. Graças ao CRIADOR, estamos bem servidos de pessoas com capacidade nas mais diversas areas.

    ResponderExcluir