Seguidores

sábado, 5 de novembro de 2011

Guarda Civil Municipal de São Caetano do Sul

A Guarda Civil Municipal de São Caetano do Sul, no Estado de São Paulo,  trabalha para garantir a integridade dos próprios municipais e a segurança dos cidadãos sancaetanenses, sempre em parceria com as forças da Polícia Civil e Polícia Militar. Com cerca de 406 Guardas, a corporação conta com modernas viaturas (modelos Astra e Blazer, além de motocicletas), bases fixas e móveis de segurança, situadas nas entradas e saídas do município.

A política de atuação da GCM baseia-se no binômio capacitação profissional e tecnologia. Os guardas são periodicamente treinados para estarem preparados a combater a criminalidade e a violência. A patrulha com cães incrementa a ação da Corporação, já que os belos animais da tropa são conhecidos como os melhores do Brasil, sendo referência para outras cidades.


A Prefeitura também disponibiliza um serviço integrado de atendimento de urgência – o Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (Same), que integra, além das forças policiais, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e atendimentos das diretorias de Transportes e Vias Públicas e Saúde e Vigilância Sanitária. Tudo num só lugar, com o mesmo número de telefone, durante 24 horas: o 199.

Bases de Segurança

São Caetano do Sul possui 4 bases de segurança cujo objetivo é atuar nas entradas e saídas da cidade e em pontos estratégicos. Padronizadas, as unidades comunitárias têm arquitetura arrojada, com espaço para atendimento aos munícipes; estacionamentos para carros, motos e bicicletas; almoxarifado; copa; e banheiros. Os locais possuem ainda área para instalação de câmeras.


Patrulhamento Urbano de Motocicletas de Apoio (PUMA)

O Patrulhamento Urbano de Motocicletas de Apoio (PUMA) é composto por 27 motos que proporcionam um ganho de tempo importante nas ocorrências. Elas estão agindo distribuídas em nove setores de patrulhamento pela cidade.

  

Ronda Ostensiva Municipal Urbana (ROMU)

A Ronda Ostensiva Municipal Urbana (ROMU) é uma divisão especial da Guarda Civil Municipal que conta com 48 agentes treinados para situações de alto risco. Estão equipados com 35 veículos novos, modelos Astra e Blazer, com rádios transmissores, cela na parte traseira, alto-falante externo, sirene, giroflex e luz de beco (um intenso facho de luz branca que sai do giroflex para as laterais).


Central de Gerenciamento de Emergências

A Cidade é monitorada pela Central de Gerenciamento de Emergências, que possui 60 câmeras com giro de 360 graus e zoom de 25 vezes,  contém em seu software certo nível de inteligência artificial, que pode detectar tumultos e avisar ao operador automaticamente. As imagens ficam armazenadas por, no mínimo, 90 dias.


Pelotão Bike

Grupamento de Guardas em bicicletas que atuam na prevenção a crimes nas áreas comerciais da cidade. Essa ação reforça o conceito de Policiamento Comunitário que a Administração Sancaetanense vem, cada vez mais, implantando dentro do município.

Canil

Alem de atuar na prevenção a crimes, o Gruamento do Canil da Guarda Civil Municipal de São Caetano do Sul desenvolve o programa Pet Terapia, que tem como objetivo, a partir de visitas a entidades assistenciais, proporcionar com uma finalidade terapêutica um contato maior da população com os cães da GCM, resultando em um programa de tratamento que promove ganhos na saúde em diversos aspectos.


Para a realização da atividade a Guarda Civil Municipal de São Caetano conta com a ação os cães Aron, da raça Pastor Alemão Capa Preta; Snipeer, também um pastor Alemão Capa Preta; além da participação do Golden Retriever Chucky.


Formação

Os novos integrantes da GCM de São Caetano recebem treinamento em aulas  teóricas e práticas pela frente, no total de 596 horas/aula.


Durante o curso, o grupo aprende diversas disciplinas, como Noções da Língua Portuguesa; Regulamento Disciplinar; Técnicas de Procedimento Operacional; Defesa Pessoal; Uso Legal e Progressivo da Força; Ações da Defesa Civil; Ordenamento de Trânsito; Direitos Humanos; Direito Penal, Trabalhista, Constitucional, Processual Penal, Ambiental, Administrativo Municipal; Noções de Criminologia; Estatuto do Idoso; Noções de Medicina Legal; Salvamento em Enchentes; Concepção da Guarda Comunitária; Técnicas de Abordagem; Treinamentos de Tiro; Controle de Distúrbio Civil; Técnicas de Direção Veicular; e Orientação e Relação com a Mídia.
Social


Grupo de Fantoches

Petrônio, Iara, Dorotéia e Francisca são os personagens do Grupo de Fantoches da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Caetano do Sul, além das peças voltadas às crianças, a Guarda Civil Municipal de São Caetano realiza outros trabalhos sociais, como o Pet Terapia, que tem como objetivo, a partir de visitas a entidades assistenciais, proporcionar com uma finalidade terapêutica um contato maior da população com os cães da GCM, resultando em um programa de tratamento que promove ganhos na saúde em diversos aspectos.Extraído do



Portal da Prefeitura de São Caetano do Sul



3 comentários:

  1. Realmente temos que tirar o chapéu para esta Corporação que deve servir de exemplo para as demais inclusive para a de São Paulo que nos últimos anos, tem deixado a desejar...também pudera com a atual Administração Pública e com esse "Comando".....

    ResponderExcluir
  2. O investimento no papel, tela do computador existe, porém hoje 18:28, 28-12-2013, estou tentando o apoio da guarda municipal, para o baile funk, no bairro fundação e ninguém atende, a policia militar diz quo o problema é da prefeitura a prefeitura sai de ferido e o munícipe OHHHH!!!!

    ResponderExcluir
  3. O investimento no papel é ótimo, porém nesse momento, 18:30 do dia 28-12-13, estou tentando entrar em contato com a guarda municipal de nossa cidade para solicitar apoio para resolver um baile funk, no bairro fundação, rua rio branco, e ninguém atende, liguei para 190 me disseram que o problema é da Prefeitura, liguei para guarda municipal, ninguém atende, deve estar todo mundo de feriado prolongado, enquanto isso o munícipe que vota, paga IPTU caro, tem que se contentar com artigos como esse que na tela do computador são lindos e na prática não veem um viatura fazendo ronda em seu bairro. Vai São Caetano, vamos ver até onde vamos aguentar...

    ResponderExcluir