Seguidores

sábado, 26 de novembro de 2011

Guarda Municipal de Campo Grande

A Guarda Municipal de Campo Grande, no Estado de Mato Grosso do Sul, foi criada pela Lei Municipal nº 2.749, de 10 de agosto de 1990, pelo então Prefeito Lúdio Martins Coelho, firmada por intermédio de um Convênio entre o Estado e o Município, sendo que o efetivo da Guarda Municipal era formado por aposentados das forças armadas e forças auxiliares, para atender aos anseios da época, cujas atribuições eram as mesmas dos agentes patrimoniais de cuidar do patrimônio público municipal onde, por vários anos, desempenharam um excelente serviço.

A Lei Municipal n.º 4.520, de 19 de setembro de 2007, a Guarda Municipal de Campo Grande foi reorganizada, sendo que o Município de Campo Grande abriu o primeiro Concurso Público para o preenchimento do cargo de Guarda Municipal, na administração do Prefeito Nelson Trad Filho.


Guarda Municipal é a denominação utilizada para designar a instituição de controle social ostensivo para proteger os bens, serviços e instalações dos municípios, organizada de conformidade com o § 8º do art. 144 da Constituição Federal e o art. 81 da Lei Orgânica do Município.
Extraído do Portal da Guarda Municipal de Campo Grande

• Histórico e regulamentação da Guarda Municipal

Após 17 (dezessete) anos de existência, a Guarda Municipal de Campo Grande foi regulamentada por meio da Lei Municipal n.º 4.520, de 19 de setembro de 2007, com o Primeiro Concurso Público de Provas para provimento no cargo de Guarda Municipal, Terceira Classe, do Quadro Permanente de Pessoal da Prefeitura Municipal de Campo Grande, Estado de Mato Grosso do Sul.
 
Extraído do Portal da Guarda Municipal de Campo Grande

Então, tomaram posse no quadro efetivo os 305 (trezentos e cinco) homens e as 09 (nove) mulheres aprovados no concurso. Com isso, houve a necessidade da substituição dos guardas municipais contratados pelos concursados, o que foi imediatamente cumprido, conforme a previsão legal.
Extraído do Portal da Guarda Municipal de Campo Grande
Contudo, como efetivo de concursados era menor que o de contratados foi necessário ser realizado outro concurso onde, na ocasião, ingressaram mais 600 (seiscentos) homens e 69 (sessenta e nove) mulheres conseguindo, assim, substituir todo o efetivo de contratados.

Extraído do Portal da Guarda Municipal de Campo Grande
Após algum tempo foram somados ao efetivo de Guardas Municipais o efetivo do quadro de vigias municipais passando, estes, a serem Guardas Municipais Terceira Classe, constituindo, juntos, um efetivo de, aproximadamente, 1.050 (um mil e cinqüenta) Guardas Municipais Terceira Classe.

Extraído do Portal da Guarda Municipal de Campo Grande
Com o efetivo de Guardas Municipais distribuídos em vários bairros de Campo Grande, fica evidente que a força azul marinho (Guarda Municipal) vem fazendo sua parte, ganhando aceitação e credibilidade tanto nos bairros quanto no centro, fazendo com que, paulatinamente, nossa população tenha mais segurança dentro das escolas, postos de saúde, praças, parques dentre outros, cumprindo, assim, sua parcela de responsabilidade perante a sociedade em geral, agindo de acordo com a Lei nº 4.520, de 19 de setembro de 2007.

Informações extraídas do Portal da Guarda Municipal de Campo Grande


Blog do GM Montanha

Em outubro de 2008 foi publicado o primeito artigo do Blog GM Montanha, que se tronou em um dos principais meios de divulgação dos trabalhos e informações sobre a Corporação, tendo sua missão retratada na frase "seu esforço nunca deve ser de dminiuir a fé do outro, mas torná-lo o melhor seguidor de sua fé".

Extraído do Blog do GM Montanha
Associação dos Guardas Municipais de Campo Grande - MS
Alberto Costa Neto
O efetivo e representados pela Associação dos Guardas Municipais de Campo Grande - MS, que representa e defende os interesses da categoria, tendo como Presidente, o GM Alberto Costa Neto, um dos principais articuladores pela realização da I Marcha Azul Marinho de Mato Grosso do Sul.
O Blog da Associação dos Guardas Municipais de Campo Grande - MS teve ínicio em 12 de janeiro de 2011 com a proposta de:
"GUARDA UNIDA! VENCE UNIDA! CONQUISTA PARA TODOS! RESPEITO! INTEGRAÇÃO! UNIÃO!",
Princípios
1 - RESPEITO: SINONIMO DE EDUCAÇÃO E LIBERDADE
2 - INTEGRAÇÃO: É INDISPENSÁVEL LUTAR PARA CONFERIR AOS ESFORÇOS DE INTEGRAÇÃO UM CARÁTER SOCIAL E UM ESPÍRITO DE SOLIDARIEDADE MAIOR

3 – UNIÃO: DEVEMOS NOS UNIR EM UM SÓ ESPÍRITO, PARA TERMOS A PERFEITA UNIÃO, UM PARA COM O OUTRO E TODOS PELA FORÇA AZUL MARINHO

Extraído do Portal da Guarda Municipal de Campo Grande

8 comentários:

  1. qdo terá concurso para guarda municipal em campo grande ms?

    ResponderExcluir
  2. tbm gostaria de saber qdo haverá outro concurso da guarda mun. de CG. Alguem saberia m informar?

    ResponderExcluir
  3. PALLAÇADA,fomaçao da ultima turma so pode ser ilusao ou eganaçao , sara que vao tomar posse ? quem sera que pode me informar !

    ResponderExcluir
  4. FEIRAS LIVRES:se tivesse pelo menos os guardas como em DOURADOS , seria uma maneira de inibir os maus elementos.cade os aprovados no ultimo concurso e cade a segurança de bicicleta na orla morena que seria emplantada.

    ResponderExcluir
  5. O BLOG DO GM MONTANHA ESTÁ ATIVO DESDE 2008 E NÃO 2011
    GRATO PELA MATÉRIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Providenciamos a correção, desculpe pela demora.

      Excluir