Seguidores

sábado, 14 de junho de 2014

Guarda Municipal do Recife

Foto Portal Maratona dos Concursos
Fundada em 22 de fevereiro de 1893, a Guarda Municipal do Recife, no Estado de Pernambuco,  é a mais antiga do país. A corporação tem como missão resguardar o patrimônio e os equipamentos públicos da cidade, como parques, praças, museus, entre outros. Além da guarda patrimonial, atua também na brigada ambiental e na fiscalização do trânsito, estando vinculada a Secretaria de Segurança Urbana.


Histórico da Guarda

Foto extraída do Portal da Prefeitura da Cidade de Recife - PE

A Guarda Municipal do Recife foi criada pelo Decreto Lei nº 3, de 22 de fevereiro de 1893. A lei foi assinada pelo então prefeito Manoel Pinto Damasco e dois dias depois publicada no Diário Oficial. O ato de regulamentação se deu somente em 1954, pelo então prefeito José do Rego Maciel. No início, os guardas municipais tinham como atribuição zelar pelos parques e jardins.


Foto Extraída do Blog Gran Concursos

Com a portaria 247 de 11 de maio de 1951, os guardas passaram a ter o porte de armas. Na mesma época, foi criada a Associação da Guarda Municipal, com a finalidade de defender os seus direitos. Através desta Associação, a Guarda tornou-se reconhecida pelas autoridades policiais, civis e militares do Estado, passando a frequentar os cursos de defesa pessoal e tiro ao alvo.

A partir de 1992, a corporação também passou a admitir o ingresso das mulheres no quadro do efetivo municipal. Hoje sua atuação é bem mais abrangente, sendo reconhecida pela população e visitantes do Recife.

Blog da Guarda Municipal do Recife

Efetivo

Atualmente a Guarda Municipal do Recife conta com aproximadamente 1.100 integrantes, estando em andamento concurso público para a contratação de 1.355 novos componentes.


Foto Extraída do Portal G1

Formação

Um dos equipamentos de suporte mais úteis à preparação dos guardas municipais é o Telecentro Subinspetor Emanuel Messias de Oliveira, que promove cursos gratuitos de aperfeiçoamento em segurança pública à distância O nome do telecentro é uma homenagem ao subinspetor Emanuel Messias de Oliveira, guarda municipal assassinado em 2006 enquanto cumpria seu ofício. Também são oferecidas, na Guarda Municipal, capacitações voltadas para a formação na fiscalização do trânsito e em informática.


Foto Extraída no Portal da Prefeitura da Cidade de Recife - PE

Rondas escolares

Iniciado em março de 2003, como projeto piloto, o convênio entre a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, e a Guarda Municipal do Recife tem o objetivo específico de efetuar o monitoramento das escolas por meio de rondas diárias. A Guarda Municipal atua de forma interativa com os alunos da rede de ensino, garantindo a segurança nas escolas e nos eventos realizados pelas unidades educacionais. A Ronda Escolar visita mais de 80 unidades por dia.
Também são atendidas as unidades de ensino do PROJOVEM. No total, são aproximadamente 1.800 atendimentos mensais. Além das 18 equipes com viaturas, mais 8 equipes de motopatrulhamento realizam as rondas.



Fiscalização de Trânsito

Atualmente, 400 agentes de trânsito ajudam na fiscalização e ordenamento do tráfego nas cerca de 11 mil ruas e avenidas da capital Pernambucana. 


Foto Extraída do Blog GMR Recife Azul

A Guarda Municipal do Recife possui grupamento especializado de batedores e está inserida nas ações da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano - CTTU.



Foto Extraída do Portal da Prefeitura da Cidade de Recife - PE

Monitoramento

A corporação tem sido reforçada nos últimos anos e a expectativa é de até o final de 2012 contar com o maior efetivo de monitoramento de trânsito do nordeste, que está integrado ao Centro de Operações da Prefeitura da Cidade de Recife.


Foto Extraída do Portal da Prefeitura da Cidade de Recife - PE

Proteção Patrimonial

Outra importante ação da Guarda Municipal é resguardar equipamentos públicos como a sede da Prefeitura do Recife, teatros municipais, parques entre outros. O trabalho é feito com equipes fixas ou através de patrulhas móveis. Os agentes também atuam na segurança de eventos da prefeitura como inaugurações e em apoio à Polícia Militar durante o Carnaval.

Preservação do Meio Ambiente

Blog Brigada Ambiental do Recife
Desde o ano de 1999, a Guarda Municipal do Recife conta com uma equipe especialmente criada e treinada para fiscalizar e proteger o meio ambiente: a Brigada Ambiental. O grupo trabalha na prevenção contra agressões ambientais, conscientizando e incentivando a preservação da natureza. A Brigada é fruto de uma parceria entre as secretarias de Serviços Públicos e Meio Ambiente.

Pelo Código do Meio Ambiente e do Equilíbrio Ecológico da Cidade do Recife, a Brigada tem por finalidade fiscalizar manguezais, pontos de confinamento de lixo, colocação de metralhas em locais impróprios, aterros inadequados, corte de espécimes vegetais e poluição das águas. A Brigada Ambiental também busca orientar e sensibilizar a comunidade quanto à necessidade de preservar o meio ambiente. 


Blog da Brigada Ambiental da Guarda Municipal do Recife

Os trabalhos e ações desenvolvidas são divulgadas no Blog da Brigada Ambiental do Recife.


Blog da Brigada Ambiental da Guarda Municipal do Recife


Guarda Municipal: capacitação para Copa 2014

Com a aproximação da Copa do Mundo de 2014, a presença de turistas de fora do País tende a crescer no Recife. Os agentes da Guarda Municipal que atuam no trânsito e tem contato constante com a população e visitantes podem exercer uma função informativa para este público. Assim, foi iniciado em agosto de 2010, com apoio da Secretaria de Administração, o curso Espanhol para capacitar os 400 agentes de trânsito da cidade.
Núcleo de Apoio Social

O Núcleo de Comunicação e Apoio Social (NCAS) é um setor da Guarda Municipal ligado diretamente ao comando da corporação. O núcleo tem um importante papel dentro da instituição, tratando desde a capacitação ao acompanhamento social dos guardas. O setor atua de forma articulada com todas as áreas da Guarda e fora dela, dando total suporte e apoio ao servidor, estendendo parte desta ajuda aos parentes de primeiro grau. Ao núcleo também cabe a promoção de eventos e divulgação da categoria, sempre lutando por um ambiente de trabalho mais harmônico e com mais qualidade de vida.

Corregedoria

A Corregedoria da Guarda Municipal do Recife foi criada em 2005, permitindo ao cidadão oferecer reclamação ou denúncia sobre desvios de conduta dos profissionais ligados à Corporação, sendo  possível registrar ocorrência pessoalmente na sede do Comando Geral.

Blog Guarda Municipal do Recife

As informações da Corporação são divulgadas no Blog Guarda Municipal do Recife, e também aborda o desenvolvimento do trabalho das Guardas Municipais do Brasil.

Um comentário: